A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma cartilha que visa a proteção de atletas e comissões técnicas para o retorno das partidas no País. As medidas deverão ser seguidas pelos clubes.
Apesar de elaborado pela Comissão Médica Especial da CBF, a partir diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB), o documento não estipula datas.
Por outro lado, indica cinco etapas para o retorno gradual das atividades: preliminar, treinamentos individuais ou em pequenos grupos, treinamentos coletivos, competições e acompanhamento.
Foto: CBF / Divulgação
Os clubes também receberam a determinação de responsabilidade sobre as medidas de segurança sanitárias nas suas dependências para evitar possíveis contágios.
As fases para o retorno
A primeira fase será o momento em que testes em massa deverão ser realizados de forma constante para evitar que ninguém contaminado possa espalhar o vírus ao longo das atividades. Pessoas que tiveram o teste positivo deverão ser isoladas socialmente.
Na etapa seguinte, os treinamentos ocorrerão de maneira individual até evoluir para pequenos grupos. Profissionais já chegarão ao clube uniformizados para não dividir vestiários. O material deverá ser lavado pelo próprio atleta assim que ele chegar em casa.
Já o terceiro momento, treinamentos coletivos deverão ocorrer antes dos físicos, uma vez que ainda não há data para o retorno. Testes e medidas de segurança sanitárias deverão ocorrem enquanto isso.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
A quarta etapa frisa a falta de datas para a volta das competições organizadas pela CBF. Por outro lado, torneios estaduais devem iniciar seus retornos.
Já a última fase diz respeito à flexibilidade aos ajustes das partidas para novas datas. Isso acontece porque remarcações e alterações do cronograma devem ocorrer. Clubes que tiverem casos confirmados da Covid-19 no elenco deverão comunicar à CBF.
Foto: Lucas Figueiredo / CBF
O retorno do futebol
Algumas competições pelo mundo já retornaram após a paralisação do futebol provocada pela pandemia da Covid-19.
A Alemanha reiniciou sua competição nacional em 16 de maio, enquanto ligas como de Portugal e Espanha preveem retorno para os próximos dias 4 e 12 de junho, respectivamente.
Com 685.427 casos confirmados e 36.505 mortes até esse domingo (7), o Brasil ainda estaria vivendo o pico da doença, conforme apontam especialista.