A Conmebol realizou uma reunião por videoconferência nesta sexta-feira na qual avaliou o impacto da pandemia do novo coronavírus no futebol continental.
Na conversa, realizada por membros do conselho da entidade e por presidentes das associações membro, foi definido que as atuais edições da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana serão disputadas até o final, mas ainda sem a definição de data para o reinício das partidas.
Já em relação às Eliminatórias para a Copa de 2022, no Catar, a entidade disse que esta é uma competição da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e por isso compete ao organismo máximo do futebol mundial estabelecer a data de realização destes jogos classificatórios. Até o momento, a data de início estabelecida para a disputa é de 4 a 8 de setembro de 2020 em formato previamente estabelecido.
A outra decisão anunciada pela Conmebol nesta sexta foi o compromisso de encerrar a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana dentro de campo, ou seja, dando continuidade aos torneios do ponto em que pararam até as respectivas finais.
Conforme anunciado pela entidade há um mês, a Copa América será disputada em junho e julho de 2021, reforçou a Conmebol. Apesar da intenção de começar as eliminatórias para o Mundial em setembro, o presidente Alejandro Domínguez evitou falar em uma data para a retomada das competições que já estavam em curso.
O retorno dos torneios dependerá da evolução do combate ao coronavírus nos dez países que formam parte da Conmebol.