Os clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro ampliaram as férias de seus jogadores. Previstos para se reapresentarem na próxima terça-feira, 21, os atletas ganharam mais dez dias. A medida foi tomada em reunião por videoconferência da Comissão Nacional dos Clubes (CNC), realizada nessa terça-feira, 14.
Participaram do momento times tanto da Série A quanto da Série B, cuja decisão de estender as férias seguiu orientação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com a medida, equipes e federações ganharão mais tempo para organizar e realizar protocolos médicos para uma eventual volta das partidas.
Quanto ao sonhado retorno: nenhuma previsão. Pelo menos foi o que declarou ao Globo Esporte, o presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior. Representante da CNC, ele disse que não há estimativa trabalhada nem entre dirigentes, nem entre entidades.
“Não há nenhum consenso sobre como ou quando será a volta do futebol. Está tudo parado, não há nenhuma perspectiva de consenso entre clubes, federações e a CBF”, afirmou, complementando: “Quem falar em alguma solução, atualmente, está chutando. O que podemos fazer, e estamos fazendo, é pensar em alternativas para cenários diferentes”.
A decisão dessa terça-feira, no entanto, não aconteceu de maneira unanime. De acordo com a CNC, Flamengo, Vasco e Botafogo não optaram pela ampliação das férias, pois aguardam “o resultado de estudos objetivando um possível retorno do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro no mês de maio, desde que isso não prejudique o calendário do futebol nacional”.
Na tarde desta quarta-feira, 15, comissão da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) deve apresentar protocolo para avaliar volta do Campeonato Carioca.