Fábrica de craques, o Brasil é conhecido mundialmente pelo seu futebol técnico, praticado por grandes jogadores. Na maior competição do País, a Série A do Brasileirão, inúmeros atletas já caíram nas graças dos torcedores, seja pelos seus dribles seja pelos seus gols. Às vezes, porém, esse sucesso dura pouco e alguns ficam esquecidos, mesmo tendo marcado história. Exemplos assim de artilheiros brasileiros não faltam, como você pode conferir na sequência.
Levantamento feito pela equipe Camillo Joga 10 mostra que durante os últimos 20 anos, o Brasil conheceu 28 diferentes artilheiros em seu maior campeonato. Desses, muitas curiosidades se levantam, como quatro atacantes terem alcançado esse feito pelo menos duas vezes, inclusive por times distintos. Entretanto, é sobre singularidades entre os goleadores que hoje poucas pessoas recordam que vai tratar neste texto.
Adhemar (São Caetano)
O atacante Adhemar Ferreira de Camargo Neto apareceu tarde no futebol nacional. Aos 28 anos, assinou contrato com o São Caetano, por onde marcou história ao se tornar artilheiro da Copa João Havelange, o que era equivalente ao Brasileirão. Naquele campeonato, um de seus gols mais conhecidos foi feito contra o Fluminense em pleno Maracanã. “Do meio da rua”, Adhemar cobrou falta indefensável, eliminando o Flu.
Seus 22 gols levaram o Azulão até a final, mas não foram suficientes para vencer o Vasco de Romário, Jorginho e Euller.
Rodrigo Fabri (Grêmio)
Com passagens por Flamengo, Santos e até pelo poderoso Real Madrid, Rodrigo Fabri tem currículo invejável, com Bolas de Prata da Revista Placar e título da Copa das Confederações pela Seleção Brasileira. Mas foi no Grêmio onde marcou história em 2002, quando balançou as redes adversárias 19 vezes no Brasileirão. Ao lado da ainda jovem promessa Luís Fabiano, Fabri sagrou-se artilheiro daquele campeonato. Dono de carreira com altos e baixos, o atacante se aposentou em 2009.
Dimba (Goiás)
Comedor de grama, literalmente, Editácio Vieira de Andrade é um dos mais emblemáticos artilheiros desta lista. Conhecido no meio do futebol como Dimba, o goleador do Campeonato de 2003 marcou simplesmente 31 gols, aos 30 anos, pelo Goiás. Com sete estaduais no currículo, carrega ainda a artilharia da Copa do Brasil de 2007, com cinco gols. Segundo ele próprio, balançar as redes adversárias é sua especialidade, algo que teria se repetido 750 vezes entre o período de categoria de base ao profissional.
Grande personalidade do futebol do Distrito Federal, o atacante dá nome à premiação do gol mais bonito da temporada na capital brasileira: o Prêmio Dimba.
Josiel (Paraná)
Responsável por desbancar nada mais nada menos do que Romário no campeonato em que o baixinho marcou seu milésimo gol, o atacante Josiel foi o artilheiro de 2007. Conhecido como “matador” ou “Josigol”, ele balançou as redes 20 vezes vestindo a camisa do vice-lanterna Paraná.
Com excelente atuação apesar da difícil fase enfrentada pelo seu time, Josiel terminou 2007 valorizado, recebendo proposta para atuar nos Emirados Árabes. Com discreta passagem pelo Flamengo (2008-2009), atuou ao lado de Adriano Imperador, conquistando a artilharia do Carioca de 2009.
Keirrison (Coritiba)
Jovem e eterna promessa do futebol brasileiro, Keirrison fez história em seu início de carreira avassalador: cria da base do Cene, foi para o Coritiba em 2006, transferiu-se para o Palmeiras no começo de 2009 e cinco meses depois arrumou as malas para Barcelona. Tudo isso se explica pela facilidade que o atacante apresentava para se sobressair da defesa adversária para alterar o marcador. Essa invejada habilidade lhe rendeu simplesmente a artilharia do Brasileirão de 2008, quando aos 20 anos marcou 21 gols pelo Coxa.
O atacante ainda conseguiu a artilharia do Paulistão no ano seguinte atuando pelo Palmeiras, chamando a atenção do Barça, que lhe contratou por 14 milhões de euros. Nunca atuou pelo espanhol, mas fez foto icônica com o brasão do clube. Também teve passagens por Benfica, Fiorentina, Santos e Cruzeiro, mas hoje, aos 31 anos, está sem clube. Em 14 anos de carreira, marcou 97 gols em 271 jogos.