Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que aconteceriam inicialmente em 2020, foram oficialmente adiados nesta terça-feira. Por conta da pandemia do novo coronavírus, tanto as Olimpíadas como as Paralimpíadas ocorrerão apenas em 2021.
A decisão terá um impacto direto no mundo da bola, uma vez que nesse quesito exige uma idade máximo de 23 anos até o ano da disputa, podendo no elenco contar com três nomes que extrapolam este limite.
Com a mudança o técnico André Jardine deixará de contar com 11 atletas dos 23 convocados, sendo entre eles os mais impactantes Lucas Paquetá, do Milan, e Matheus Henrique, do Grêmio, Maicon do Sharkthar e Wendel do Sporting.
Desta forma, ficarão de fora os seguintes jogadores:
● Goleiros: Cleiton (Red Bull Bragantino) e Lucas Perri (São Paulo)
● Zagueiros: Gabriel (Lille), Luiz Felipe (Lazio) e Lyanco (Torino)
● Laterais: Caio Henrique (Grêmio) e Ayrton Lucas (Spartak Moscou)
● Meio-campistas: Lucas Paquetá (Milan), Matheus Henrique (Grêmio), Maicon (Shakthar Donetsk ) e Wendel (Sporting)
Vale destacar que Gabriel Jesus, do Manchester City, e o volante Bruno Guimarães, do Lyon, que foram convocados pelo técnico Tite recentemente para a seleção principal, também completam 24 anos em 2021, não podendo mais ser opção para Jardine.
Devido a possibilidade de apenas três nomes acima da idade, que já deve contar com alguns nomes da seleção principal, a equipe sub-23 terá uma reformulação especial para se adaptar a alteração de calendário, tendo como principal desafio readaptar os jogadores que chegaram ao demais,o que não será uma tarefa fácil.