Foto: Divulgação-Flamengo
Sob nova direção, o Flamengo vem de uma vitória importante sobre o Corinthians por 1 a 0, em jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, sob o comando de Filipe Luís, e chega confiante para enfrentar o Bahia pelo Brasileirão.
E trata-se de um confronto direto na briga pelo G-4 já que o Fla tem 48 pontos e o Bahia é 6º colocado com 45. Uma vitória do Esquadrão de Aço já iguala em pontuação na parte de cima da tabela e faz com que o clube mantenha o objetivo mais próximo em disputar a Libertadores na próxima temporada.
No entanto, vencer o Flamengo é um enorme problema para o Tricolor nos últimos anos. Isso porque o Bahia perdeu todos os últimos 10 confrontos diante da equipe rubro-negra, desde 2019.
Na atual temporada, por exemplo, já são três derrotas. No primeiro turno, perdeu por 2 a 1 no Maracanã, com o gol da vitória de David Luiz já nos acréscimos. Na Copa do Brasil, o Fla levou a melhor em ambos os jogos vencendo por 1 a 0 e está na semi da competição.
Flamengo empate anula – Odd 2.10
Empate ou Flamengo vence – Odd 1.60
Além disso, o técnico Rogério Ceni também acumula péssimo retrospecto contra o Flamengo. Ele soma 14 derrotas em 14 partidas enfrentando a equipe carioca como treinador. São seis reveses sob o comando do São Paulo, quatro já pelo Bahia, outros três no Fortaleza e um à frente do Cruzeiro. Nesse período, os times de Ceni sofreram 28 gols e marcaram apenas seis vezes.
CENI PELO BAHIA X FLAMENGO
Flamengo 1×0 Bahia – Copa do Brasil 2024
Bahia 0x1 Flamengo – Copa do Brasil 2024
Flamengo 2×1 Bahia – Brasileirão 2024
Flamengo 1×0 Bahia – Brasileirão 2023
Como mandante, o Bahia acumula quatro derrotas consecutivas para o Flamengo, em duas delas sofrendo até cinco gols no mesmo jogo (5×3 em 2020 e 5×0 em 2021). O último triunfo foi justamente em 2019, quando venceu por 3 a 0, com hat-trick de Gilberto, um dos primeiros jogos da ‘Era Jorge Jesus’ no Fla, além de Filipe Luís (hoje treinador do clube) que era recém-chegado.
Foto: Rafael Rodrigues-Bahia
O Bahia tem um desfalque importante para esse duelo: o meia Everton Ribeiro está suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos e não enfrenta a ex-equipe.
Em contrapartida, o Filipe Luís pode repetir o mesmo time que venceu o Corinthians na última quarta-feira pela Copa do Brasil. O treinador bancou Gabigol no time titular. E já pôde contar com o retorno de Michael, que havia se lesionado no jogo de ida contra o Bahia, nas quartas.
VEJA AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DA 29ª RODADA DO BRASILEIRÃO EM TEMPO REAL
Depois desse confronto direto no Brasileirão, as equipes voltam a campo em duas semanas, devido a paralisação da ‘data Fifa’. O Fla terá o clássico contra o Fluminense, marcado para o dia 17, enquanto o Bahia volta a campo no dia seguinte, 18, contra o Cruzeiro, fora de casa.