Fotos: Letícia Martins/EC Bahia
Na busca de se recuperar da goleada sofrida para o Fortaleza, por 4 a 1 no Castelão, o Bahia recebe o Criciúma, na Arena Fonte Nova, um adversário para o qual nunca foi derrotado em toda a histórica como mandante.
Muito pelo contrário, o Esquadrão de Aço vem de quatro vitórias consecutivas sobre o time catarinense, sendo três jogos ainda pela Série B (2015; 2016 e 2022) e o último na 3ª fase da Copa do Brasil.
Neste último encontro em Salvador, o Bahia venceu por 1 a 0 com gol de Thaciano. As outras duas vezes em que se enfrentaram foi em Criciúma, já em 2024. O Esquadrão venceu na Copa do Brasil por 2 a 0, gols de Jean Lucas e De Pena, enquanto no 1º turno do Brasileirão, terminou empatado em 2 a 2.
Ao todo, o Bahia soma seis vitórias e cinco empates diante do Criciúma, jogando em casa. Nesse período, desde o 1º jogo em 1995, o Tricolor acumula 16 gols marcados e apenas oito sofridos.
Fotos: Letícia Martins/EC Bahia
Apesar das derrotas recentes para Cuiabá e Corinthians em casa, o Bahia segue entre os cinco melhores mandantes do Brasileirão.
O Esquadrão de Aço soma nove vitórias em 13 partidas disputadas, além de outros dois empates. Nesse período marcou 20 gols e teve a defesa vazada apenas sete vezes.
No Brasileirão são quatro jogos sem perder como mandante, com duas vitórias e dois empates. Depois do empate contra o Botafogo, o Bahia bateu o Atlético-MG por 3 a 0 no último compromisso em casa.
E já são três jogos sem sofrer gol como mandante. A defesa se manteve intacta contra Vitória, Botafogo e Atlético-MG. Dos 13 jogos, o Bahia não sofreu gol em seis oportunidades, e somente contra o Cuiabá levou dois gols em um jogo.
CONFIRA TODAS AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DO BRASILEIRÃO
Para essa partida, o técnico Rogério Ceni terá o retorno de Kanu, que cumpriu suspensão contra o Fortaleza na última rodada. Vencendo, o Bahia pode igualar o Flamengo, que fecha o G-4, com 45 pontos.
Em contrapartida, o Criciúma vem de uma importante vitória sobre o Grêmio, fora de casa, no Brasileirão, por 2 a 1, em rodada atrasada disputada nessa última quarta-feira. O Tigre inclusive superou o time gaúcho na tabela, chegando a 32 pontos, abrindo quatro de vantagem para o Z-4.
Fora de casa, o Criciúma empatou somente na 1ª rodada. Desde então está no modo “oito ou 80”, com oito derrotas e quatro vitórias. Antes de vencer o Grêmio, vinha de três derrotas, para Fortaleza, Cuiabá e Palmeiras. Ao todo, fez 17 gols e sofreu 23 como visitante.