Foto: Lucas Uebel-Grêmio
Ainda na briga contra o rebaixamento no Brasileirão, Grêmio e Fluminense se enfrentam pelas oitavas de final da Libertadores, iniciando o confronto já nessa terça-feira (13), no Couto Pereira – Tricolor gaúcho ainda não tem sua Arena à disposição.
Recentemente, em 30 de junho, o Grêmio bateu o Fluminense por 1 a 0, com gol de Gustavo Nunes, pela 13ª rodada do Brasileirão. Muita coisa mudou em ambos os lados, como o Fluminense que já havia demitido Fernando Diniz e tinha Marcão no comando – hoje o técnico é Mano Menezes.
VEJA AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DE GRÊMIO X FLUMINENSE
Detalhe é que no confronto direto, o Grêmio tem levado a melhor e está sobrando diante do Fluminense desde 2020. Atualmente são sete vitórias consecutivas sobre o time carioca, seja em casa ou fora. Última derrota para o Fluminense foi ainda no 2º turno do Brasileirão de 2019. Nessa edição, o Grêmio também foi derrotado em um épico jogo de nove gols, com 5×4 para o Tricolor das Laranjeiras na Arena.
Nos últimos 20 jogos, desde 2015, o Grêmio soma 13 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas em duelos diretos contra o Fluminense. E a única vez que se enfrentaram na Libertadores, o Imortal também levou a melhor com 3 a 0 no Maracanã e um empate em Porto Alegre.
Foto: Lucas Uebel-Grêmio
Para o confronto dessa terça, o técnico Renato Gaúcho pode optar em desfazer a linha de três zagueiros, já que Kannemann está com dores musculares, promovendo a entrada de Braithwaite, que estreou contra o Cuiabá e marcou dois gols na vitória por 3 a 1 fora de casa.
Por outro lado, o técnico Mano Menezes tem desfalques importantes, como Diogo Barbosa e Marcelo, lesionados. O jovem Esquerdinha deve ganhar uma oportunidade como titular. Os atacantes Marquinhos, Serna e Cano seguem de fora.
Apesar do cenário ruim no Brasileirão, principalmente para o Fluminense que segue no Z-4, as equipem colocam a Libertadores como prioridade, devido a importância da competição e até pelo fato de ambas terem sido eliminadas da Copa do Brasil na última semana – o Flu caiu para o Juventude e o Grêmio foi eliminado nos pênaltis para o Corinthians.
CONFIRA TODAS AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DA LIBERTADORES
Na Libertadores, o Fluzão defende o título inédito conquistado em 2023 diante do Boca Juniors, no Maracanã. Por outro lado, o Grêmio vai em busca de um tetra inédito para um brasileiro. A última vez que o Imortal conquistou a Glória Eterna foi em 2017.