Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC
O Fortaleza conseguiu uma importante vitória em confronto direto diante do São Paulo e confirma que vai brigar por vaga no G-4, que leva direto para a fase de grupos da Libertadores. São cinco vitórias nas últimas seis rodadas, com apenas uma derrota nos últimos 11 jogos.
Fator determinante para a excepcional campanha do Tricolor de Aço é o mando de campo. No Castelão, são oito vitórias em 11 jogos, além de três empates. Somente Fortaleza e Cruzeiro seguem invictos jogando como mandante até aqui.
Ao longo de toda a temporada, em 27 jogos como mandante, o Fortaleza sofreu somente duas derrotas, ambas em sequência e ainda no fim de março. São mais de quatro meses sem perder diante do seu torcedor, com 13 vitórias e cinco empates, sendo 10 triunfos consecutivos.
Fechando a 20ª rodada na 4ª colocação, o Fortaleza soma 36 pontos em 19 jogos, tendo um a menos a cumprir podendo ser 3º colocado desde que vença esse jogo a menos). A distância para o Botafogo, que é o líder neste momento, é de apenas quatro pontos.
Já eliminado na Copa do Brasil, a equipe terá semanas livres entre os jogos com Cruzeiro e Criciúma, e voltará a jogar no meio de semana quando enfrentar o Rosario Central, nas oitavas de final da Sul-Americana.
Até o fim do turno, o Leão do Pici terá mais oito jogos como mandante no Brasileirão, enquanto terá 10 fora de casa. A equipe precisa melhorar o desempenho fora, já que está entre as oito piores, com duas vitórias em oito jogos, fazendo apenas seis gols, enquanto teve a defesa vazada 12 vezes.