Fotos: Mateus Lotif / Fortaleza EC
Flamengo e Fortaleza entram em campo na próxima quinta-feira, pela 16ª rodada do Brasileirão, no Maracanã, e o duelo entre as equipes marca o confronto entre os dois maiores artilheiros do futebol brasileiro em 2024: Pedro e Lucero.
‘El Gato’ vive grande fase no Fortaleza e vem numa sequência de cinco gols nos últimos cinco jogos. Ele não marcou apenas contra o Vasco, mas compensou fazendo dois gols diante do Palmeiras, além de deixar sua marca contra Grêmio, Juventude e Fluminense.
Por outro lado, mas não muito diferente, Pedro é o líder do ranking da artilharia já com 25 gols marcados em 2024. Ao que tudo indica, ele irá encerrar o ano com sua maior marca na carreira. Em 2023, foram 35 gols em 61 jogos. Em 2024, o camisa 9 já acumula 25 bolas nas redes em 34 partidas oficiais.
SEM BH, VEJA O PROVÁVEL FLAMENGO, DE PEDRO, CONTRA O FORTALEZA
Nos últimos cinco jogos, Pedro marcou quatro gols, diante de Fluminense, Juventude, Cruzeiro e Cuiabá. Nesse recorte, ele só não balançou as redes diante do Atlético-MG, já que começou no banco de reservas, sendo poupado. Ainda assim, deu uma assistência para Bruno Henrique na goleada por 4 a 2 na Arena MRV.
Foto: Gilvan de Souza / CRF
Lucero também está perto de ter sua maior temporada quando se trata de gols. Ele terminou os últimos dois anos fazendo 24 tentos. Primeiro foi pelo Colo-Colo, no Chile, em 2023. Em seu primeiro ano de Fortaleza, repetiu a quantidade de gols, em 63 partidas.
Já na atual temporada, Lucero acumula 20 gols em 40 partidas, uma média de um gol a cada dois jogos. Destes, apenas três foram marcados através de pênaltis. Sendo assim, resta apenas mais cinco gols para atingir sua melhor marca na carreira, no auge dos 32 anos.
CONFIRA A PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO FORTALEZA, DE LUCERO, CONTRA O FLAMENGO
Caso faça um gol nesta próxima quinta-feira diante do Flamengo no Maracanã, será o primeiro de ‘El Gato’ no confronto. Ele já disputou quatro jogos contra o time carioca, sendo dois pelo Vélez em 2021, e outros dois pelo Fortaleza, perdeu três, empatou um e nunca marcou um gol.
Por outro lado, Pedro já fez dois gols diante do Fortaleza, incluindo um no último duelo entre as equipes. São dois tentos anotados em sete jogos, todos eles pelo Flamengo. O retrospecto é favorável com cinco vitórias, um empate e uma única derrota.
Restam apenas 10 gols para Pedro igualar sua melhor marca na carreira, que foi justamente na última temporada. Desta vez, sem disputar por vaga com Gabigol, ele se tornou o cobrador de pênaltis, o que favorece o camisa 9 em fazer mais gols.
Dos 25 gols de Pedro em 2024, cinco foram de pênalti. Ele ainda desperdiçou uma cobrança, ainda no Campeonato Carioca. O centroavante rubro-negro é também o jogador com mais participações em gols (32) no ano. Além dos 25 tentos anotados, já acumula sete assistências, sendo seis delas nos últimos 12 jogos.