Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Exceção para o Grêmio, a fase de grupos da Libertadores será concluída para os times brasileiros nesta próxima semana. Boa parte estão classificados, mas resta definir a posição no grupo, que passa a ser muito importante para o chaveamento e jogos decisivos no mata-mata.
Com o tropeço do Atlético-MG ao perder para o Peñarol na última rodada, o Palmeiras assumiu a classificação geral e depende apenas de si para conquistar o 1º lugar entre todos os classificados. Com isso, o Verdão faria todos os seus jogos decisivos jo Allianz Parque, como prevê o regulamento, até as semifinais, já que a final é realizada em partida única, em estádio neutro (na atual edição, foi definido que será em Buenos Aires, Argentina).
VEJA TODAS AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DOS TIMES NA LIBERTADORES
O Palmeiras recebe o San Lorenzo, no Allianz Parque, para confirmar mais uma vitória, em um jogo que ficará marcado pela despedida de Endrick. A joia palmeirense está suspenso contra o Criciúma (no Brasileirão) e irá se juntar a delegação da Seleção Brasileira para dois amistosos, antes da Copa América. Na sequência, será oficialmente apresentado como novo jogador do Real Madrid.
River Plate e Talleres também somam 13 pontos na fase de grupos e ficam na expecativa por um tropeço do Verdão. Assim como o Atlético-MG, que tem 12, e não deve ter dificuldade para vencer o Caracas, lanterna do grupo com um ponto. Vencendo, o Galo vai a 15 e contando com outros resultados, pode garantir a primeira classificação geral.
Dos times brasileiros, Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo já estão classificados. Por outro lado, o Flamengo precisa de uma simples vitórias sobre o lanterna Millonarios, no Grupo E, para avançar às oitavas.
No Grupo C, o Grêmio tem até dois jogos a menos que o líder The Strongest, devido aos jogos adiados por conta da tragédia no Rio Grande do Sul, em que o clube teve o CT e o estádio tomado pela água nas enchentes. O Tricolor volta a campo contra o time boliviano, na próxima quarta-feira, no Couto Pereira, estádio do Coritiba, no Paraná. No início de junho fará as outros dois compromissos frente a Huachipato e Estudiantes para concluir a primeira fase.
O Fluminense já está garantido na liderança do Grupo A, com 11 pontos. O São Paulo busca o 1º lugar diante do Talleres, no Morumbis. A distância é de três pontos e o Tricolor precisará tirar a diferença no saldo de gols para definir o 1º colocado.
O Botafogo também tem confronto direto contra o Junior Barranquila pela liderança do Grupo D. Ambos os times somam nove pontos e o duelo decisivo será na Colômbia.
O Flamengo ainda pode terminar em 1º do Grupo E, desde que vença o Millonarios com um placar considerável e o Bolívar perca para o Palestino. Se o time boliviano empatar, vai a 11 pontos e não pode ser superado pelo Fla que chega no máximo a 10.
O Atlético-MG avança em primeiro do grupo com um simples empate diante do Caracas, uma vez que chegaria a 13 pontos e o Peñarol, mesmo vencendo o Rosario Central, pode chegar a 12. De qualquer forma, o Galo deve confirmar a vitória, depois de sofrer duas derrotas seguidas sob o comando de Gabriel Milito.
CONFIRA AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DOS BRASILEIROS NA LIBERTADORES