Fotos: Tiago Caldas /EC Bahia
O Bahia superou o RB Bragantino e segue acima das expectativas neste início de Campeonato Brasileiro. Após seis rodadas, o time comandado por Rogério Ceni está na 2ª colocação, com os mesmos 13 pontos do Athletico, ficando atrás apenas pelo saldo de gol.
Já são cinco jogos de invencibilidade, com três vitórias consecutivas. Sendo assim, passou a ter o melhor início de campeonato em toda a era dos pontos corridos, com 72.2% de aproveitamento.
VEJA A PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO BAHIA NO BRASILEIRÃO
Para se ter como parâmetro, o Bahia somava apenas seis pontos em seis rodadas na última edição do Brasileirão 2023. Na ocasião, a equipe venceu somente dois jogos, contra Vasco e Coritiba, enquanto somou derrotas para RB Bragantino, Botafogo, Santos e Flamengo.
Já em 2024, apesar de estrear com derrota para o Internacional, o Esquadrão de Aço já venceu quatro jogos, além de outro empate. Inclusive, bateu Botafogo e RB Bragantino nas últimas duas partidas, adversários para os quais largou perdendo na última temporada.
Sem competições internacionais a disputar, o Bahia tem “levado vantagem” com o calendário menos desgastante nesse momento, após sequência de jogos entre estadual e Copa do Nordeste. A equipe tem jogado uma vez na semana, até o retorno da Copa do Brasil.
Próximo compromisso será diante do Atlético-MG, na Arena MRV. Na sequência, encara o Criciúma, também fora, em jogo de volta da 3ª fase na Copa do Brasil. O primeiro duelo terminou 1 a 0 para o Tricolor. Sendo assim, joga pelo empate para avançar.
Em 2024, o Bahia soma 31 jogos disputados, 21 vitórias, quatro empates e seis derrotas. Ao todo, são 61 gols marcados, com 29 sofridos. A equipe ficou com o vice no estadual, para o rival Vitória, e está na semifinal da Copa do Nordeste, onde vai enfrentar o CRB.