Foto: Cleiton Ramos-Criciúma
Após quase 10 anos, o Criciúma está de volta à elite do futebol brasileiro. E a equipe chega com moral depois de conquistar o bicampeonato Catarinense no último sábado diante do Brusque.
Foi o 12º título do Tigre no estadual, apenas o 4º neste século. Antes, havia conquistado as edições de 2005, 2013 e 2023. Agora, a distância para o maior campeão, Figueirense (18), são de seis títulos.
VEJA O PROVÁVEL TIME DO CRICÚMA PARA A ESTREIA NO BRASILEIRÃO
O técnico Cláudio Tencanti chegou no clube no final de 2021, meses depois do rebaixamento inédito do Criciúma no Catarinense. Ele assumiu o cargo para disputar o Quadrangular da Série C do Brasileiro e segue no comando até hoje.
Logo de cara, conseguiu o acesso à Série B do Brasileiro. Depois foi campeão da Série B do Catarinense. Já em 2023, foi campeão da Série A do estadual e conquistou o acesso para o Brasileirão, depois de ficar em 3º lugar na Série B. Agora, depois vai em busca de conseguir a permanência na Série A, após o bicampeonato do Catarinense em 2024.
TEMPORADA 2024
O Criciúma chega para disputar o Brasileirão após 20 partidas disputadas no ano. O ano começou com o título simbólico da Recopa Catarinense, com vitória por 2 a 0 sobre o Marcílio Dias.
Diante dos principais rivais no Catarinense, o Carvoeiro obteve 100% de aproveitamento: goleada por 4 a 1 diante do Figueirense, vitória por 3 a 2 no Avaí e 2 a 0 na Chapecoense, todos esses jogos na fase de grupos.
Já nas duas primeiras fases da Copa do Brasil, o Criciúma avançou graças ao regulamento que favorece os melhores ranqueados na CBF, com empate em 0 a 0 diante do CEOV Operário. Depois, passou nos pênaltis contra o Brasilense.
No geral, são 12 vitórias, cinco empates e três derrotas em 2024. O saldo do trabalho, até aqui, é positivo, mas nada empolgante. Foram 29 gols marcados, média de 1,45 por jogo, e 15 sofridos, média de 0,75 por partida.
DESTAQUES DO TIME
Apenas 12 jogadores tiveram participações diretas nos 29 gols do Criciúma até aqui. O artilheiro do time é Felipe Vizeu, com cinco gols. Éder e Renato Kayzer aparecem logo depois, ambos com quatro gols marcados.
Marquinhos Gabriel, Fellipe Mateus e Claudinho fizeram três gols, cada um. E eles também são os principais garçons do elenco, Fellipe soma quatro assistências, enquanto Marquinhos e o Claudinho possuem três, assim como o também lateral Marcelo Hermes.
REFORÇOS
Em meia as saídas e chegadas depois de conquistar o acesso, o Criciúma trouxe alguns reforços e parte deles são estrangeiros. Como o lateral-esquerdo Trauco, que passou três temporadas no Flamengo, entre 2017-2019.
O zagueiro Tobias Figueiredo chegou com moral e fez gol na 1ª final contra o Brusque. O português disputou quatro jogos no Fortaleza em 2023. Por fim, o principal nome que desembarcou em Santa Catarina é o de Yannick Bolasie.
O atacante congolês atuou em boa parte da última década na Premier League, somando passagens por Crystal Palace, Everton e Aston Villa. Ao todo, Bolasie soma 485 jogos como profissional e 66 gols na carreira.
BRASILEIRÃO 2024
Os primeiros jogos para o Criciúma não são tão complicados no Brasileirão. O Carvoeiro estreia diante do Juventude, em casa, no próximo sábado.
Nas 10 primeiras rodadas, também enfrenta Vasco, Cuiabá, Bahia e Atlético-GO, times que normalmente brigam contra o rebaixamento, ou que brigaram na última temporada, além do time goiano ser também um recém-promovido.
Nesse mesmo período, já enfrenta o Atlético-MG, candidato a título, logo na 2ª rodada, o Grêmio, atual vice-campeão na 5ª, e o Palmeiras, atual bicampeão, já na sétima partida do Campeonato Brasileiro.
O principal site dos prováveis times do Brasileirão já está no ar; clica aqui e confira!