Foto: Tiago Caldas / EC Bahia
Não faltam gols nas partidas do Bahia em 2024. Nenhuma partida do Esquadrão de Aço terminou em 0 a 0 na temporada e ao mesmo tempo que o ataque tem ido muito bem, a defesa não consegue encontrar um equilibrio.
Após 22 jogos no ano, entre Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, e Copa do Brasil, o Bahia sofreu exatamente 22 gols, média de um por jogo.
Com isso, a equipe se torna, de forma isolada, a pior defesa da Série A, ao se tratar de gols sofridos. A segunda pior são as de Fortaleza, Botafogo e Vasco, que sofreram 16, seis a menos que o Bahia.
Detalhe é que o Esquadrão de Aço é o time que mais entrou em campo na temporada, com 22 partidas disputadas. O rival Vitória é o segundo time que mais jogou, com 20.
Foto: Tiago Caldas / EC Bahia
Em contrapartida, o Bahia tem o melhor ataque do futebol brasileiro em 2024, ao lado do Atlético-GO. São 47 gols nos 22 jogos disputados, uma média pouco superior a dois tentos por jogo.
Os gols da equipe são bem divididos entre os jogadores. Contudo, Thaciano é o artilheiro com seis, Ratão aparece logo atrás com cinco, enquanto Cauly, Jean Lucas e Estupiñán somam quatro, cada um.
Nos últimos seis jogos, o Bahia marcou 11 e sofreu os mesmos 11 gols. Único detalhe é que na derrota por 4 a 0 diante do Botafogo-PB, a equipe atuou com o time Sub-20, poupando os titulares para a final do Baiano contra o Vitória.
Em outras partidas, ainda no início da temporada, o Bahia também foi a campo com times alternativos, sem utilizar seus principais jogadores, já que a sequência de jogos é pesada.
Contudo, com Rogério Ceni na beira do campo, a equipe soma 19 jogos, 15 vitórias, um empate e três derrotas, com 44 gols marcados e 14 sofridos.
Ou seja, sem o time principal, o Bahia fez apenas três gols, enquanto sofreu oito, além de não ter conseguido vencer nenhum jogo. Somando então um empate e duas derrotas.
Próximo compromisso será o jogo de volta do rival Vitória, depois de perder a partida de ida da final do Baianão por 3 a 2. O Bahia abriu dois gols de vantagem no Barradão, mas acabou perdendo de virada.
Agora, terá que vencer por pelo menos dois gols na Arena Fonte Nova para conquistar o título no tempo normal. Em caso de vitória pelo placar mínimo a decisão vai para os pênaltis. O empate faz com que o Vitória conquiste o título do Campeonato Baiano.