Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
O Red Bull Bragantino é visto com bons olhares pelo Brasil, devido ao bom projeto que começou por volta de 2019, com o acesso para a Série A. E o Massa Bruta conseguiu bons resultados nos primeiros anos.
A equipe chegou a disputar a final da Copa Sul-Americana diante do Athletico Paranaense, mas ficou com o vice em 2021. E de lá para cá, as coisas não andaram tão bem em Bragança Paulista.
A equipe tem colecionado “fracassos” ao longo dos últimos anos. No Paulistão, por exemplo, o RB Bragantino chegou a 3ª eliminação consecutiva na semifinal, sem ainda conseguir chegar na grande decisão.
Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Em 2023, a equipe foi eliminada para o pequeno Água Santa, nos pênaltis. A equipe de Diadema perdeu para o Palmeiras na final, com agregado de 5 a 2. Desta vez, o Massa Bruta caiu para o Santos, atualmente na segunda divisão, perdendo por 3 a 1.
Na Copa do Brasil de 2023, o RB Bragantino também passou por vexame ao ser eliminado para o Ypiranga, da Série A, ainda na 2ª fase da competição.
Na atual temporada, por pouco não foi eliminado para o simples Rionegro Águilas, da Colômbia, na pré-Libertadores, avançando nos pênaltis. No entanto, caiu na fase seguinte para o Botafogo por 3 a 2 no agregado.
Com isso, voltará a disputar a Sul-Americana. Na última edição, o Massa Bruta também decepcionou ao ser eliminado para o América-MG, ainda nas oitavas de final. Detalhe é que o time mineiro foi rebaixado do Brasileirão, sendo o pior time do campeonato.
Aos poucos, o RB Bragantino vai perdendo força e parece não vingar o projeto estabelecido anos atrás. A equipe surgiu contratando promessas de grandes clubes, como Alerrandro, do Atlético-MG, Helinho, do São Paulo, Artur, do Palmeiras, dentre outros.
Ainda é possível reverter o cenário negativo na temporada, já que vai disputar Copa do Brasil e Sul-Americana, além do Brasileirão. No entanto, a sensação do momento é que o RB Bragantino enfraqueceu, e muito.
Entre jogos do Paulistão e Libertadores, o RB Bragantino soma sete vitórias, seis empates e cinco derrotas em 2024.