Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Após a classificação do Juventude, ainda na segunda-feira (25), a segunda vaga na final do Gauchão está prestes a ser clamada por uma das equipes restantes desta temporada. Enfim, estarão em campo, também pelo Rei do Pitaco, Grêmio e Caxias, a partir das 21h.
O modelo do Campeonato Gaúcho prevê que as semifinais sejam disputadas em duas partidas. A vitória do Imortal, por 2×1, ainda na primeira rodada da semifinal, garantiu a vantagem simples, mas importante. As equipes chegam à Arena do Grêmio, nesta terça-feira (26), com grande favoritismo por parte dos mandantes.
Incluindo os principais aspectos do favoritismo, ou seja, os aspectos técnicos e estatísticos, a equipe de Renato Gaúcho tem todas as chances de alcançar mais uma decisão estadual. Dentro das Abas Premiadas, que surgem com 30 mil reais, as indicações são claras.
Últimos resultados e análise de Grêmio e Caxias
O Grêmio, nesta reta final do Gauchão, se redimiu de resultados recentes bastante negativos. Foram derrotas contra o Internacional e, pela Recopa Gaúcha, para o São Luiz. Contudo, o Imortal vem de 3 vitórias consecutivas e pode chegar à final nesta noite. Mesmo que tenha perdido Luis Suárez, o Tricolor tem média de 8 finalizações por jogo. Assim, foco nos setores de ataque do Grêmio no Rei do Pitaco.
O Caxias passou por um processo contrário, já que foi eliminado na Copa do Brasil e perdeu a primeira semifinal do Gauchão. A equipe perdeu uma sequência bastante positiva, mas chega para este momento decisivo em baixa. Com média de 2.6 finalizações por jogo, enfim, a equipe do Caxias mostra que o sistema defensivo dos seus adversários pode ser uma alternativa viável.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Principais nomes do Gauchão no Rei do Pitaco
O primeiro setor do campo não guarda segredos, visto que o Grêmio leva vantagem em todos os aspectos já mostrados. Assim, a indicação não poderia ser diferente: fechar a zaga do Grêmio.
A continuação dentro do Rei do Pitaco, por outro lado, mostra diferentes possibilidades. Com Franco Cristaldo (4G e 1A) (capitão) e Mathías Villasanti (1G e 1A) abrindo caminho, cabe a indicação de um meia bastante ativo no esquema de Argel Fuchs e do Caxias. Enfim, Tomas Bastos (3G) fecha o setor.
Diego Costa (3G) abre o setor ofensivo, com um média de 1 gol por jogo. Recém-chegado ao Grêmio, o veterano sabe como pode ser letal e, portanto, é indicado. Seguindo, aparece Cristian Pavón (3G e 2A) (vice-capitão), um dos atletas mais participativos do Imortal. Dois nomes permitem possibilidades distintas na última vaga: Gustavo Nunes (1G e 1A) e Vitor Feijão (1G).
Enfim, toda atenção ao fechamento do mercado é necessária. O Rei do Pitaco encerra o período de escalação às 20h59.