Foto: Mateus Lotif/Fortaleza
Em meio a pausa dos campeonatos estaduais, esta quarta-feira (20) dá sequência à fase de grupos da Copa do Nordeste, sobretudo a 6ª rodada. Seja por coincidência ou não, a Lampions League terá três grandes clássicos regionais, todos confirmados pelo Rei do Pitaco. A rodada da Elite Latina também inclui estes jogos.
A começar pelo Ba-Vi, o Clássico Rei também foi confirmado e, enfim, o Clássico dos Clássicos. A rodada, portanto, está repleta de confrontos históricos, que antecedem finais regionais, podendo render mais de 20 mil reais.
Mesmo que os compromissos da quarta-feira da Copa do Nordeste estejam marcados para acontecer de forma simultânea, às 21h30, indicamos todas as partidas desta Aba Premiada do Rei do Pitaco:
- Fortaleza x Ceará
- Sport Recife x Náutico
- Bahia x Vitória
Identificando os favoritos da rodada da Copa do Nordeste
Direto de Pernambuco, antecipando a final do campeonato regional, Sport Recife recebe o Náutico, em um Clássico dos Clássicos atípico, já que teremos portões fechados. Apesar desse aspecto, os mandantes vivem um início de ano melhor, além de ter o aspecto técnico a seu favor. Em seus 10 jogos mais recentes, são 5 vitórias, 4 empates e, enfim, 1 derrota.
No Clássico Rei, entre Fortaleza e Ceará, o favoritismo tem um direcionamento claro. A equipe de Vojvoda, acostumada a disputar títulos e, muitas vezes, bater de frente com os grandes do Brasil, briga pela liderança de seu grupo, enquanto o Vozão é apenas o penúltimo colocado. O Leão do Pici chega ao confronto com 8 jogos de invencibilidade, ou seja, 3 vitórias e 5 empates.
Talvez no clássico mais equilibrado, entre Bahia e Vitória, a rodada da Copa do Nordeste pode não encontrar alternativas defensivas aqui, mas apresenta bons nomes de meio-campo e ataque. O equilíbrio citado é reflexo dos resultados recentes. Ambos os times estão invicto há, no mínimo, 5 jogos. Foque, portanto, nas alternativas ofensivas do Rei do Pitaco.
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
Indicações de escalação no Rei do Pitaco
Para começar a construir um time, não basta olhar as estatísticas das equipes tidas como favoritas, mas é preciso identificar mais características. Por exemplo, temos Fortaleza e Sport Recife como os dois principais times do sistema defensivo, já que seus adversários mostram pouca ofensividade. Nesse sentido, Ceará e Náutico marcaram 5 gols e 4 gols, respectivamente.
Assim, montamos um sistema defensivo com estes nomes do Rei do Pitaco:
- João Ricardo (goleiro)
- Kuscevic (zagueiro)
- Luciano Castán (zagueiro)
- Pedro Lima (lateral)
- Bruno Pacheco (lateral)
Um dos principais meio-campistas da Copa do Nordeste, Alan Ruiz (3G), ainda é dúvida entre os titulares do Sport Recife, mas pode entrar nas indicações. Outros nomes de destaque, focando em titulares atestados, Thaciano (5G) e Yago Pikachu (5G), líderes de suas equipes, entram nas indicações. Enfim, Cauly (3G) e Jean Lucas (3G), ambos do Bahia, precisam entrar nas alternativas.
Talvez o setor que melhor representa as equipes de destaque no Rei do Pitaco, o ataque, inclui Fortaleza, Sport Recife e Bahia. Os nomes e suas estatísticas são:
- Martin Lucero (4G)
- Everaldo (3G)
- Gustavo Coutinho (7G e 2A)
- C. Barletta (3G)