Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Assim como foi em 2023, segue em 2024, a defesa do Grêmio tem sido um problema para o técnico Renato Gaúcho. Após 12 jogos, a defesa tricolor já sofreu 12 gols, média de um gol por partida, isso apenas entre jogos do Gauchão e Recopa.
O Imortal foi vice-campeão no Brasileirão de 2023. O uruguaio Luis Suárez foi eleito o craque do campeonato por fazer a diferença lá na frente, colocando a equipe co o 2º melhor ataque.
O detalhe é que a defesa não responder a altura lá atrás. Em 38 rodadas, foram 56 gols sofridos, 23 gols a mais que o campeão Palmeiras. O Tricolor gaúcho até venceu um jogo a mais que o Verdão, mas as 12 derrotas contra apenas oito do time alviverde foram fundamentais de forma negativa na competição.
Foram 73 gols sofridos em 64 jogos ao longo de 2023. Na atual temporada a média já é de um gol sofrido por partida, apesar de ter encerrado cinco jogos com ‘baliza zero’, levou gol em outros sete compromissos.
O técnico Renato Gaúcho tenta encontrar opções diferentes para fortalecer o setor defensivo, recheando o meio de campo com seus volantes e até optando por utilizar três zagueiros na defesa, mas de nada tem adiantado.
Atualmente, o Grêmio tem a segunda pior defesa da Série A com 12 gols sofridos, atrás apenas do Corinthians que já sofreu 14 gols em 2024. A melhor defesa é a do Flamengo, que sofreu somente um gol na temporada, sob o comando do técnico Tite.