Foto: Foto: Cesar Greco/Palmeiras
O Palmeiras sofreu mais uma derrota em disputa de pênaltis. Desta vez quem levou a melhor foi o São Paulo, na final da Supercopa do Brasil. Dos últimos 10 duelos, o Verdão levou a melhor em apenas duas.
Sob o comando do técnico Abel Ferreira, o Palmeiras venceu somente em uma única oportunidade: nas quartas de final da Libertadores de 2022, contra o Atlético Mineiro, no Allianz Parque.
Fora isso, já com a comissão técnica portuguesa, o Verdão acumula derrotas para Al Ahly, Flamengo, Defensa y Justicia, CRB, o próprio São Paulo e o Boca Juniors, entre Mundial de Clubes, Supercopa, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil.
Antes de conseguir vencer o Galo nas disputas de pênalti da Libertadores de 2022, o último triunfo havia sido ainda na final do Paulistão de 2020 contra o rival Corinthians, ainda sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo.
Com fama de goleiro que não pega pênalti, os números do Sofascore mostram que o goleiro Weverton defendeu 10 de 56 cobranças contra a sua meta em disputas de eliminatórias.
O técnico Abel Ferreira saiu em defesa do seu goleiro e capitão em alguns momentos, relembrando o pênalti defendido no duelo contra Tiquinho Soares, do Botafogo, jogo em que ficou marcado para muitos como “o jogo do título do Brasileirão 2023”.
Na ocasião, Weverton defendeu o pênalti do artilheiro do Botafogo quando a partida estava 3 a 1 para o Glorioso. Depois da defesa, o Verdão mostrou reação e conseguiu vencer por 4 a 3, encostando de vez na liderança e mais tarde viria a conquistar o título a partir dessa arrancada no campeonato.