Foto: Eric Alonso/Getty Images via OneFootball
A disputa da Supercopa da Espanha, competida na Arábia Saudita, assim como nas últimas temporadas, trouxe quatro times da elite espanhola às semifinais da competição de início de ano. Depois da classificação do Real Madrid, seu grande rival também pode garantir presença na final.
Assim, marcada para a quinta-feira (11), Barcelona e Osasuna entrarão em campo, em partida confirmada no Rei do Pitaco. Como indica o calendário da organização da Supercopa, confirmada nas Abas Premiadas do Rei do Pitaco, o jogo acontecerá às 16h, no Estádio Al-Awwal.
Mesmo que seja uma surpresa, a presença do Osasuna nesta fase da competição é resultado da sua campanha na Copa del Rey, ainda na temporada passada. Todavia, a vantagem é toda do Barcelona, que dispõe de um elenco mais robusto e qualificado. Aliado a este fato, enfim, as estatísticas ajudam na análise.
Análise da semifinal da Supercopa da Espanha
Visto que toda a disputa da Supercopa da Espanha acontece em campo neutro, o fator casa não é aplicado.
Assim, mesmo que o Barcelona apareça como o mandante desta partida, isso pouco afeta o confronto. Naturalmente, o time de Xavi terá um número superior de torcedores. Enfim, dentro das estatísticas recentes, onde o pitaqueiro consegue tirar informações úteis, fica evidente como o atual campeão espanhol é instável. Desde as derrotas inesperadas na Champions e La Liga, o Barça oscila muito. No entanto, suas estatísticas mostram: 3 vitórias nos últimos 5 jogos, junto de 1 derrota e 1 empate.
O Osasuna, por sua vez, está na segunda metade da tabela da La Liga (12º colocado) e, portanto, isso aponta fragilidades. Apenas na disputa das competições nacionais, o recorte mais recente da equipe aponta 2 vitórias, 2 empates e, enfim, 1 derrota. Fica claro que o Osasuna não é favorito, mas pode ter poucas peças no Rei do Pitaco.
Foto: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images via OneFootball
Quem escalar no Rei do Pitaco
Seja pelas estatísticas recentes, o tamanho dos clubes, assim como a capacidade técnica dos times, o Barcelona é o favorito desta partida. Isso, sem dúvida, será colocado à prova na Supercopa da Espanha no Rei do Pitaco.
Ao pensar nas estratégias defensivas, o mais prudente é escalar, em sua maioria, jogadores do Barça, mas mesclando. Assim, os representantes dos Culés e do Osasuna são:
- Iñaki Peña (goleiro)
- R. Araújo (zagueiro)
- Koundé (zagueiro)
- S. Roberto (lateral)
- Rubén Peña (lateral)
A atual temporada do Barcelona mostrou que, sem Pedri e Gavi, o meio-campo não ataca tanto quanto gostaríamos. Por isso, Iker Muñoz (1G), do Osasuna, entra nas indicações. Ao seu lado, entram Gundogan (3G e 6A) e, por fim, F. De Jong (1G).
Fique ligado para as possíveis entradas de Vitor Roque, Pedri e João Cancelo.
As indicações ofensivas, dentro das melhores condições disponibilizadas, inclui a dupla: Robert Lewandowski (9G e 5A) e Raphinha (3G e 6A). Mas, caso queira manter a estratégia de mesclar, surge o nome de Ante Budimir (9G e 2A), talvez o principal jogador do Osasuna.
Conforme apontado antes, já que a partida inicia às 16h, o mercado do Rei do Pitaco ficará disponível até às 15h59.