Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP/Getty Images via OneFootball
Conforme a Liga Portugal completou a rodada do meio de semana, as equipes lusitanas têm outra responsabilidade neste início de ano. Parte da temporada de Sporting e Porto, a Taça de Portugal, torneio de mata-mata nacional, abre a terça-feira (08) premiada do Rei do Pitaco. Assim como aconteceu no campeonato de pontos corridos, serão premiados mais de 10 mil reais nas Abas Premiadas.
A presença de dois dos maiores clubes portugueses não é destaque apenas pela importância de cada um no cenário nacional, mas faz parte do aproveitamento e os números dos mesmos na temporada. Sporting, Porto e Benfica lutam pelo Campeonato Português, mas a campanha dos Leões é uma das melhores de seus anos recentes.
Contra equipes inferiores, dentro do cenário financeiro e técnico, as indicações dentro do Rei do Pitaco passam pelo favoritismo natural.
Confira, antes de tudo, os respectivos confrontos e horários da Taça de Portugal no Rei do Pitaco:
- Sporting x Tondela (15h45)
- Estoril x Porto (17h45)
Foto: Miguel Riopa/AFP/Getty Images via OneFootball
Estatísticas e análise de Sporting e Porto
Dono de uma sequência impressionante, o Sporting, dentro de sua casa, tem 9 vitórias consecutivas. O aproveitamento quase perfeito levou o time alviverde à ponta da tabela nacional, superando seus principais rivais. Pela Taça de Portugal, todavia, a vaga às quartas de final está em disputa. Ao enfrentar. Tondela, da 2ª divisão portuguesa, o favoritismo dos Leões não poderia ser mais natural. Assim como esperado, dentro do Rei do Pitaco, o Sporting será a base para nossa escalação.
Dois cenários envolvem a presença do Porto na rodada de oitavas de final da Taça de Portugal. A princípio, o recorte recente do time em todas as competições mostra que o Porto está invicto há 3 jogos. São, no total, 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Todavia, ao isolar as partidas como visitante, os Dragões não vencem há 3 jogos. Diferente do Sporting, o time de Sérgio Conceição enfrenta uma equipe da elite de Portugal. Mesmo que seja superior em todos os sentidos, aumenta o desafio.
Escalando na Taça de Portugal no Rei do Pitaco
O início de toda a construção de um sistema no Rei do Pitaco passou pela escolha do 4-3-3. Contudo, as indicações defensivas precisam aproveitar do favoritismo do Sporting. Comum na maioria dos times, os laterais funcionam como uma saída ao ataque e, assim, ajudam na construção e conclusão de jogadas. Nas indicações, portanto, este setor também é incluído.
Enfim, as dicas defensivas incluem estes nomes:
- Adán (goleiro)
- S. Coates (zagueiro)
- Gonçalo Inácio (zagueiro)
- Nuno Santos (lateral)
- Wendell (lateral)
Pensar no meio-campo, por coincidência, segue o mesmo padrão, priorizando os Leões. As estatísticas de Pedro Gonçalves (7G e 6A) e, enfim, Marcus Edwards (5G e 4A) dão sequência a esse padrão. A quebra da sequência, quebrando, então, o padrão, tem Stephen Eustáquio (3G e 2A), do Porto, nas indicações.
Nosso tridente de ataque inclui os principais marcadores das equipes. Ou seja, o último setor confirma a presença de:
- Viktor Gyokeres (16G e 9A)
- Evanílson (8G e 3A)
- Toni Martinez (3G)
Tenha em mente que o Rei do Pitaco, sem dúvida, fechará o mercado da Taça de Portugal às 15h44.