Foto: Guilherme Kastner/Santos FC
Em seu pior momento em toda a história, o Santos já planeja o ano de 2024 no qual irá disputar o Campeonato Paulista e a Série B do Campeonato Brasileiro, este pela primeira vez. Entre saídas e vindas, a diretoria do Peixe adotou uma postura, pelo menos num primeiro momento, em contar com jogadores experientes.
Depois de confirmar o retorno de Carille para ser o técnico em 2024, o Santos já oficializou as saídas de Dodi e Soteldo, ambos para o Grêmio, e do atacante Lucas Braga, para o futebol japonês.
Por outro lado, garantiu as permanências do goleiro João Paulo, do volante Rincón e do centroavante Julio Furch. Todos eles aceitaram a redução salarial para seguir no Peixe.
Já nas últimas horas o Santos oficializou as contratações do meio-campista Giuliano, e dos laterais Aderlan e Jorge. E tem mais por aí. O clube tem acordo encaminhado com o zagueiro Gil, os meias Cazares e Otero, além de Willian Bigode.
Fotos: Reprodução-Santos
De todos os possíveis e reforços já anunciados, somente Jorge tem menos de 30 anos. O detalhe é que o lateral-esquerdo disputou apenas quatro jogos em 2023 pelo Fluminense, quando sofreu outra grave lesão no joelho.
Todos os demais jogadores, ex-Corinthians, estão acima dos 30 anos: Otero e Cazares estão com 31, Giuliano tem 33, Gil possui 36 e Willian Bigode possui 37 anos.
Visando a Série B, o Santos pode ter como exemplo o Vitória, que conquistou o campeonato com o time titular tendo média de idade próximo aos 30 anos (29.5 para ser exato). O centroavante Léo Gamalho (37) e o Osvaldo (36) foram os destaques ofensivos da equipe.