Foto: Hector Vivas / Getty Images
Depois de muita novela sobre o novo técnico, o Cruzeiro enfim anunciou o novo comandante para 2024: Nicolás Larcamón. O argentino acertou contrato válido até o fim de 2025.
Com ele, chegam outros quatro auxiliares: Javier Berges e Damian Ayude (assistentes técnicos), o preparador físico Juan Cruz Mónaco e o analista de desempenho Miguel Vázquez.
O treinador vai iniciar o trabalho no Cabuloso em 5 de janeiro, quando começa a pré-temporada. Até lá, a expectativa é que Ronaldo Fenômeno e a diretoria já tenha definido boa parte do elenco para 2024, depois de um ano frustrante por parte dos torcedores que esperavam mais do clube.
O Cruzeiro chegou a ter outros nomes mais próximo de um acordo, Fernando Gago, que foi para o Chivas Guadalajara, e também conversas com o argentino Gabriel Milito, ex-Argentino Juniors, e Thiago Carpini, do Juventude. Sem sucesso, terminou fechado com Larcamón.
O argentino terminou sendo demitido pelo Léon, do México, após a eliminação precoce para o Urawa Reds, do Japão, no Mundial de Clubes, e surgiu como opção para o Cruzeiro que logo iniciou as tratativas até o desfecho positivo no final.
Foto: Reprodução-Twitter
Em vídeo gravado para as mídias sociais do Cruzeiro, Larcamón deixa sua primeira mensagem à torcida celeste.
“Olá, Nação Azul! Quero dizer que estou muito motivado e muito contente com a oportunidade de treinar este clube gigante! Lhes asseguro muita paixão, trabalho e dedicação para que façamos juntos grandes torneios. Estou fechado com o Cruzeiro, fechado com La Bestia!”, declarou.
Apesar de argentino e ter feito toda a sua carreira na América, Larcamón não possui nenhuma experiência em seu país. Ele começou a carreira como técnico em 2016, quando começou no Anzoátegui, da Venezuela. Depois passou por Antofagasta, Huachipato e Curicó Unido do Chile. E desde a metade de 2020 esteva no futebol mexicano, quando comandou o Puebla e por último Léon, onde comandou 41 partidas.
Por lá conquistou a Conchampions, onde conseguiu a vaga no Mundial de Clubes. Ao todo, foram 23 vitórias, 12 empates e 16 derrotas. No Campeonato Mexicano, acabou sendo eliminado nas quartas de final para o América.
No Cruzeiro, Nicolás Larcamón passa a ser o terceiro estrangeiro dos últimos quatro técnicos em menos de um ano. A Raposa começou 2023 sob o comando do uruguaio Paulo Pezzolano, que comandou a campanha na conquista da Série B, depois teve o português Pepa por 25 jogos, até a demissão e a chegada de Zé Ricardo, que ficou apenas 10 jogos. Paulo Autuori terminou como interino na reta final do Brasileirão e por isso o acordo com o novo técnico argentino.
FICHA TÉCNICA
Nome: Nicolás Ricardo Larcamón
Data de nascimento: 11/08/1984
Naturalidade: La Plata – Argentina
Clubes: Anzoátegui-VEN (2016 a 2017), Antofagasta-CHI (2018), Huachipato-CHI (2018 a 2019), Curicó Unido-CHI (2020), Puebla-MEX (2021 a 2023) e Club León-MEX (2023).
Principal conquista: Liga dos Campeões da Concacaf (2023).