Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP/Getty Images via OneFootball
A Liga Portuguesa confirmou um dos maiores clássicos de Portugal nesta segunda-feira (18), encerrando a 14ª rodada com Sporting e Porto. A rivalidade, apesar de todo o significado próprio do confronto, soma à possibilidade de ambos os times assumirem a ponta da tabela. Empatados com 31 pontos, a importância da partida cresce, já que os times podem superar os pontos do atual líder, o Benfica.
Dentro do Rei do Pitaco, todavia, a partida é uma das principais desse início da semana, assim como o Mundial de Clubes, superando os 5 mil reais em prêmios. São diversas ligas premiadas formando o Mercado de Escalação.
Sporting e Porto e suas campanhas na Liga Portugal
Vice-líder do Campeonato Português, o Sporting disputa, como de costume, contra Porto e Benfica o título nacional. O leão, todavia, no Estádio de Alvalade, tem a chance de deixar ambos os seus rivais para trás. Para conquistar a liderança, o time precisa deixar os resultados desequilibrados para trás e vencer no Rei do Pitaco. Foram, recentemente, 3 vitórias, além de 2 derrotas.
O Porto, por outro lado, oscilou menos. A equipe de Sérgio Conceição tem 4 vitórias (3 seguidas) e apenas 1 derrota. Repetir um bom resultado, assim como vem acontecendo nas partidas mais recentes da Liga Portugal pode render a primeira colocação. Voltar à liderança do campeonato é o primeiro passo para o time que quer desbancar o Benfica, atual campeão português.
Foto: Lluis Gene/AFP/Getty Images via OneFootball
Nomes que formam a escalação no Rei do Pitaco
Uma das mais equilibradas abas do Rei do Pitaco, esta segunda-feira da Liga Portugal tem duas equipes muito similares tecnicamente, mas também no campo das estatísticas. O maior exemplo disso são os triunfos de Porto e Sporting, já que ambos dividem 10 vitórias dentro do Campeonato Português.
Se aprofundar nas estatísticas mais recentes dos times é a principal dica desta aba do Rei do Pitaco. A construção do sistema defensivo, por exemplo, segue esse padrão. Enfim, veja as indicações:
- Adán (goleiro)
- Gonçalo Inácio (zagueiro)
- Pepe (zagueiro)
- Zaidu (lateral)
- Nuno Santos (lateral)
O meio-campo fica marcado por ser mais um setor de equilíbrio. As indicações dentro do Rei do Pitaco são:
- Pedro Gonçalves
- M. Edwards
- Eustáquio
O Sporting tem um dos artilheiros da Liga Portugal, Viktor Gyokeres (capitão), dono de 9 gols no total. Seus números tornam o sueco, sem dúvida, uma das principais peças do ataque. Na sequência, fecham o 4-3-3, a dupla brasileira do Porto, Wenderson Galeno (vice-capitão)e Evanilson, que somam 5 gols e 3 assistências no Campeonato Português.
Há pouco tempo para o início do jogo, já que a partida ficou marcada para às 17h15.