Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/Saopaulofc.net
Ao perder para o Fortaleza por 2 a 1 na Vila Belmiro, o Santos amargou o primeiro rebaixamento de sua história. É mais um capítulo em que o clube decepciona seus torcedores que diziam que “time grande não cai” ou que o time era “incaível”.
O mesmo aconteceu com Internacional e Cruzeiro nos últimos anos. E enquanto São Paulo e Flamengo jogavam no Morumbi o outro time “do trio” que ainda não havia caído, o Santos, terminou sendo rebaixado.
Foto: Reprodução-Twitter
No futebol brasileiro há outro time que também não foi rebaixado desde o acesso para a Série A: o Cuiabá. Fundado em 2001, o Dourado está na primeira divisão desde 2021 e seguirá disputando o Brasileirão, pelo menos em 2024.
Mas já se tratando de clubes históricos e campeões do próprio Brasileirão, o Santos deixou Flamengo e São Paulo com esse “título de honra”.
No atual cenário fica inimaginável Flamengo ou São Paulo serem rebaixados num futuro próximo. Inclusive, os dois times formaram a final da Copa do Brasil deste ano. Mas nada pode ser tratado como impossível, vide o Botafogo líder isolado no Brasileirão, além do Grêmio, em 2021, que era candidato ao título e terminou caindo para a Série B.