Foto: Vitor Silva/Botafogo
Parece que acabou o gás do Fogão. Em uma semana a equipe alvinegra simplesmente sofreu duas enormes viradas por 4 a 3, jogando como mandante, diante de dois confrontos diretos, contra Palmeiras e Grêmio.
São sete derrotas nas últimas 11 rodadas disputadas, período em que venceu somente em duas oportunidades. De líder isolado, toda a vantagem construída no primeiro turno já acabou.
De 11-14 pontos de vantagem, agora o Botafogo já vê Grêmio e Palmeiras igualados com 59 pontos, além do RB Bragantino com 58. Sem contar o Flamengo com 56 em 5º lugar.
Já são cinco rodadas sem vitória, com um empate e quatro derrotas, todas elas de forma consecutiva. Os resultados negativos vão além, somando desempenho, queda brusca de rendimento do elenco, de forma individual, além da pressão da torcida, sem ter de fato um técnico no comando. Lúcio Flávio e Joel Carli, a pedido dos jogadores, ficaram à frente da equipe e não se vê mais nada de diferente no time.
Foto: Vitor Silva/Botafogo
Após 11 vitórias consecutivas como mandante, já são seis jogos sem vencer jogando em casa, vindo de quatro derrotas e dois empates. A melhor defesa já sofreu nove gols nas últimas três rodadas…
Os próximos confrontos não serão nada fáceis. Então “se tá ruim, ainda pode piorar”… Primeiro, o Botafogo pega o Red Bull Bragantino, que sonha com o título, no Nabi Abi Chedid, e está apenas um ponto atrás na tabela. Depois, enfrenta o Fortaleza no Castelão… Os adversários do Glorioso, a princípio, terão duelos mais simples nas duas próximas rodadas.
Voltar a vencer seria fundamental para amenizar a situação, mas parece distante. Alguns torcedores foram no CT protestar antes jogo contra o Grêmio, e após a derrota tentaram invadir São Januário e ainda tiveram confusão com a polícia. Tudo saiu do controle. Dentro e fora de campo.
Neste momento, de forma surpreendente, nada indica que o Botafogo será o campeão do Campeonato Brasileiro. Mesmo depois de fazer história no primeiro turno. Afinal de contas, são 38 rodadas, e não 19. Restam mais cinco!