Foto: Bruno Oliveira/FEC
Depois do frustrante vice-campeonato na Sul-Americana quando ficou a um pênalti do título, o Fortaleza cada vez mais vê a Libertadores de 2024 distante. Em caso do título teria a classificação garantida, mas como não foi o caso, via Campeonato Brasileiro já parece quase impossível.
Antes da decisão contra a LDU, o Fortaleza perdeu para Vasco e Bahia, dois times que lutam contra o rebaixamento. Depois disso, perdeu outros dois jogos diante de Atlético-MG e Flamengo, ou seja, são quatro derrotas consecutivas no campeonato.
Para o cenário visando Libertadores em 2024, a derrota para o Flamengo é a mais sentida, já que se tornava um confronto direto. A equipe carioca saltou de 50 para 53 pontos, ficando no G-6, enquanto o Tricolor do Pici permanece com 42, na 9ª colocação. Neste momento, a distância já é de nove pontos, o equivalente a três rodadas.
Foto: Bruno Oliveira/FEC
O Leão ainda tem mais oito jogos a disputar na reta final do Brasileirão, tendo jogos atrasados contra Cruzeiro e Botafogo, ambos no Castelão. Antes disso terá outros dois duelos, frente a Athletico-PR e Cuiabá, ambos fora de casa.
No último jogo, o técnico Vojvoda comentou a dificuldade que a equipe tem encontrado e destacou o cansaço do elenco, que já chegou em 70 jogos em 2023.
“Vamos jogar 76 partidas no ano e é um momento de estar junto, é verdade que há um cansaço atrás de tudo isso, há viagem, logística, mas há confiança e uma comissão técnica que confia no elenco. Estamos juntos e precisamos do apoio de todos. São quatro derrotas. É verdade, agora temos que trabalhar. Estamos cansados, mas não podemos deixar de trabalhar. Vamos recuperar força e confiar nesse time, porque essa força vai voltar e vamos alcançar os objetivos que temos”, pontou.