Foto: Vitor Silva/Botafogo
Em queda de rendimento desde setembro, em meio a problemas internos com direito a demissão do técnico Bruno Lage, o Botafogo não tem conseguido repetir as boas atuações e resultados do 1º turno no Campeonato Brasileiro.
Depois de 11 vitórias consecutivas jogando em casa, no “tapetinho” do Nilton Santos, a equipe alvinegra já não venceu em nenhuma das últimas quatro rodadas no Brasileirão. Inclusive, até perdeu o posto de melhor mandante para o Fluminense.
Somando o jogo contra o Defensa y Justicia pelas quartas de final da Sul-Americana, o Botafogo soma apenas uma vitória nas últimas seis partidas em casa. Desde então o único triunfo foi diante do Bahia.
De lá para cá o Botafogo soma três empates, duas derrotas e uma vitória. Dois desses últimos quatro resultados no Brasileirão são considerados como tropeços, o empate com o Goiás e a derrota para o Cuiabá, dois times que ainda brigam contra o rebaixamento.
Foto: Vitor Silva/Botafogo
A distância para o vice-líder Palmeiras ainda é de seis pontos, com um jogo a menos a disputar, contra o Fortaleza no Castelão. E a partida dessa quarta-feira pode ser decisiva na retomada para confirmar o título do Brasileirão, que seria inédito na era dos pontos corridos.
Mas o cenário não é muito favorável ao Botafogo que vem de cinco derrotas, apenas duas vitórias e dois empates nas últimas nove partidas disputadas. Por outro lado, o Palmeiras já não tem mais nada a perder, depois de cair na Libertadores, e vem de três vitórias seguidas, ensaiando uma nova recuperação, restando oito rodadas.
Em um recorte mais recente no Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem a 6ª pior campanha no 2º turno, somando as últimas 11 rodadas disputadas. Por isso, é preciso saber jogar com a vantagem, um empate, por exemplo, seria um grande resultado para o Glorioso.
Uma vitória praticamente sobre o Palmeiras retomaria toda a confiança dos botafoguenses e o título ficaria ainda mais próximo de ser confirmado. Um empate interrompe a sequência embalada de um rival direto, e seria compreensível pela dificuldade do momento e do confronto.
No entanto, uma nova derrota em casa, como na última rodada para o Cuiabá, pode causar ainda mais problemas para o Botafogo instável do segundo turno. Na sequência, terá o clássico contra o Botafogo e outros dois duelos diretos contra RB Bragantino e Grêmio, outros dois times que estão no G-4, e ainda sonham com o título.