Fotos: Raul Baretta/ Santos FC
Nem mesmo aquele torcedor mais santista possível que brincava dizendo que “time grande não cai” não está com receio de ver o Santos na segunda divisão em 2024. Após mais um temporada abaixo, com fracasso desde o começo no estadual, a equipe segue na tentativa de se livrar de vez em sair da zona do rebaixamento.
O Peixe simplesmente foi goleado por 7 a 1 pelo Internacional, que tinha até então o pior atacante do Brasileirão com 20 gols em 27 rodadas. Em um único jogo, quase que o Colorado fez 50% dos que havia feito em todo o campeonato.
Inclusive, o Santos se colocou de vez entre as três piores defesas do Brasileirão com 52 gols sofridos, atrás de América-MG (57) e Coritiba (59), os últimos dois colocados.
Apesar da vitória sobre o rival Palmeiras antes da paralisação da data Fifa, que deu um ânimo a mais na recuperação, agora o Santos já acumula duas derrotas seguidas, sofrendo 10 gols. Antes dos 7 a 1 sofridos para o Inter, a equipe perdeu por 3 a 1 em plena Vila Belmiro para o Red Bull Bragantino.
Neste momento o Santos soma os mesmos 30 pontos que o Vasco, time que abre a zona do rebaixamento. Os times mais próximos “do lado de fora” são Goiás, com 31, e Corinthians, com 33. Cruzeiro e Bahia chegaram a 34 pontos.
O Santos tem praticamente como obrigação em vencer o Coritiba na próxima rodada, o jogo será na Vila Belmiro. Depois terá outro confronto direto, este fora de casa, contra o Corinthians, antes de enfrentar o Flamengo no Maracanã.
Na sequência o Peixe volta a ter duelos contra dois Cuiabá e Goiás, times que brigam contra o rebaixamento, mas a partir da 34ª rodada os duelos serão bem mais complicados: São Paulo (casa), Botafogo (fora), Fluminense (casa), Athletico-PR (fora) e Fortaleza (casa), todos eles entre os 10 melhores times do campeonato.