Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Depois de vencer o Palmeiras no confronto direto entre vice-líder e terceiro colorado no Brasileirão, o Grêmio não voltou a vencer nas últimas três rodadas, na qual perdeu as últimas duas.
Foram derrotas impactantes para o Tricolor gaúcho. Primeiro no clássico diante o Internacional por 3 a 2, no Beira-Rio. E ainda se criou um caos pelo fato do técnico Renato Gaúcho não conceder entrevista coletiva por ter uma viagem marcada para o Rio de Janeiro logo após o jogo.
Por último, após o período de paralisação em razão da data Fifa, o Grêmio perdeu na Arena de virada para o Athletico-PR, caindo então para o 4º lugar na tabela, com os mesmos 44 pontos de Palmeiras e agora do Furacão, que fecha o G-6.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Nesse cenário, o Grêmio precisa voltar a vencer para seguir com vaga direta na Libertadores entre os quatro melhores colocados. O detalhe é que precisa não só melhor o atual desempenho, mas o retrospecto dos últimos jogos fora de casa.
Já são mais de 100 dias sem vencer como visitante. O último triunfo fora de casa foi ainda em 1º de julho, contra o Bahia, na 13ª rodada do Brasileirão. Desde então são nove jogos sem vencer longe de Porto Alegre.
São cinco derotas nos últimos sete jogos fora de casa, além do empate amargo em 4 a 4 contra o Corinthians, na Neo Química Arena. Na ocasião, a equipe abriu dois gols de vantagem em meia hora de jogo, mas sofreu três em sete ainda no primeiro tempo.
O adversário da vez é o São Paulo, no Morumbi, que precisava vencer para espantar o receio de entrar na zona do rebaixamento. Detalhe é que o Grêmio não vence o Tricolor paulista há 10 anos fora de casa. Última vitória do time gaúcho sobre o São Paulo no Morumbi foi ainda em 2013, com gol do chileno Eduardo Vargas e assistência do lateral Alex Telles.
Desde então o Grêmio perdeu três e empatou seis jogos fora de casa contra o São Paulo. As equipes empataram todos os duelos entre 2016 a 2020 no Morumbi.
Portanto, o Grêmio precisa acabar com dois tabus para sair vendor do Morumbi na noite deste sábado. Se vencer, pode até recuperar a 3ª colocação, caso o Flamengo não vença o clássico diante do Vasco. Mas empatando ou perdendo, pode cair até para a 9ª colocação.