Foto de Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Há três rodadas o Red Bull Bragantino segue na vice-liderança do Campeonato Brasileiro 2023. Para o azar do Massa Bruta, o líder Botafogo não tem tropeçado nesse período e a vantagem segue sendo de nove pontos. De qualquer forma, já é um resultado além do esperado para o time paulista.
Eliminado para adversários bem inferiores nas competições de mata-mata na atual temporada, como Água Santa no Paulistão, Ypiranga na Copa do Brasil e América-MG na Sul-Americana, o RB Bragantino encontrou um rumo nas últimas semanas e embalou de vez nos pontos corridos.
Tanto que é o time com melhor desempenho no 2º turno, com cinco vitórias em oito jogos e com 17 pontos conquistados, somando então 70.8% de aproveitamento. Embora tenha sofrido um 4 a 0 para o Bahia, desde então soma cinco vitórias e dois empates de invencibilidade.
O Massa Bruta conseguiu bater adversários diretos como Grêmio e Palmeiras, até então vice-líder e 3º colocado no Brasileirão. Além disso, conseguiu uma importante vitória sobre o embalado Santos (que vinha de três vitórias) por 3 a 1 em plena Vila Belmiro.
Foto de Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
São sete jogos de invencibilidade e somente uma derrota nas últimas 14 partidas disputadas. Segue entre as melhores defesas e com bom desempenho ofensivo, confirmando um campeonato sólido no Brasileirão.
E o desempenho é ainda melhor quando joga no Nabi Abi Chedid. O Massa Bruta detém a 6ª melhor campanha como mandante, tendo sofrido somente uma derrota, com a 2ª melhor defesa. No momento, já são 11 rodadas sem perder em casa.
Ao todo, são 14 jogos sem perder atuando como mandante, com oito vitórias e seis empates. Ao longo da temporada são 15 vitórias, sete empates e somente duas derrotas em casa, a última ainda em 29 de abril para o Cruzeiro, na 3ª rodada do Brasileirão.
Agora, o Bragantino terá uma sequência contra equipes do pelotão de cima: Fluminense, Atlético-MG e Flamengo, que vai mostrar onde realmente a equipe pode chegar, como disse o atacante e artilheiro Eduardo Sasha.
“É uma sequência difícil, de alto nível, com grandes adversários. Sem dúvida nenhuma, talvez os próximos cinco, seis jogos podem decidir o campeonato, decidir o que vamos brigar realmente. Com certeza, essa sequência de jogos vai realmente clarear onde podemos chegar”.