Foto: Divulgação-Cuiabá
Não é oficial, nem mesmo matematicamente, mas América-MG e Coritiba, convenhamos, já podem começar os projetos para a temporada de 2024 na Série B.
Opinião: Thiago Lopes
Neste momento, são pelo menos 10 pontos que separam o Coxa do Vasco, 1º time fora da zona do rebaixamento (podendo ser 11 ou 13, caso o Santos vença o RB Bragantino na noite dessa quinta-feira, na Vila Belmiro.
A distância do América-MG é ainda maior, já que segue na lanterna com 18 pontos em 27 rodadas. Pela média, é necessário mais que o dobro de pontos para evitar o rebaixamento, isso restando somente 11 rodadas.
O Coritiba perdeu uma grande oportunidade de embalar a 3ª vitória consecutiva no Brasileirão, algo que seria inédito até então. Mas a equipe simplesmente foi amplamente superada pelo Cuiabá, que venceu por 3 a 0 em pleno estádio do Couto Pereira.
O América-MG sofreu uma derrota já esperada diante do líder Botafogo. Mas já não vence a seis rodadas e tem uma situação pior até que a do Coritiba, com dois pontos a menos na tabela.
Foto: Vitor Silva/Botafogo
O que as equipes possuem em comum são as 17 derrotas no Campeonato Brasileiro, EM 27 RODADAS. Além disso, somam mais de 100 gols sofridos, o Coxa passou a ter a pior defesa com 57, o Coelho 56.
A briga contra o rebaixamento está embolada no momento. Mesmo com a vitória sobre o São Paulo, o Goiás segue no Z-4, o Vasco escapou por um momento já que bateu o Fortaleza, mas segue com os mesmos 30 pontos do Santos que ainda joga na rodada.
Logo depois aparecem Corinthians, Cruzeiro (que também jogam na rodada) e Bahia, todos com 31 pontos, além do Internacional com 32. Outros dois desses times citados irão acompanhar América-MG e Coritiba.
Restam duas vagas para a Série B.