Foto: Cesar Greco-Palmeiras
Atlético-MG e Palmeiras realizaram grandes embater nos últimos anos e o que não faltou foram empates: são oito nos últimos 10 confrontos. Mas o Verdão leva a melhor nesse período com duas vitórias, além de ter eliminado o Galo nas últimas três edições de Libertadores.
A última vitória do Atlético-MG sobre o Verdão foi ainda no 1º turno do Brasileirão de 2021. Desde então, são 10 jogos de jejum. O confronto chegou a empatar seis jogos seguidos. No entanto, já nos último quatro jogos, o Palmeiras venceu dois, ambos no Mineirão.
O detalhe é que o Palmeiras avançou em três duelos eliminatórios de Libertadores: 2021, 2022 e 2023. A única vitória foi nessa temporada, quando bateu o Galo por 1 a 0 em Belo Horizonte e empatou em 0 a 0 no Allianz Parque para confirmar a classificação.
Foto: Cesar Greco-Palmeiras
Antes, o Verdão avançou com dois empates em 2021, quando ainda havia o gol fora de casa e avançou com 1×1 no Mineirão. E na última temporada levou a melhor nos pênaltis, novamente após dois empates, mas desta vez já não havia o gol fora de casa como critério de desempate.
Se torna um desafio importante para o Galo quebrar esse incômodo jejum sem vencer o Palmeiras. Último triunfo no Allianz Parque foi ainda em 2016, com gol de Leandro Donizete.
De lá para cá, o Atlético-MG enfrentou o Palmeiras nove vezes na capital paulista e não obteve nenhuma vitória, com sete empates e dois reveses. Detalhe é que todos os últimos cinco jogos com o Verdão de mandante terminaram empatados.