Foto: Mateus Lotif/EC Fortaleza
Abrindo a semana de decisões no Rei do Pitaco, a Copa Sul-Americana rende a primeira partida decisiva de outubro e das competições da Conmebol, com Fortaleza e Corinthians disputando, enfim, a vaga na grande final.
Depois do empate em São Paulo, posto que o jogo acabou em 2 a 2, a decisão acontece na Arena Castelão, lar do Fortaleza, com hora marcada às 21h30. Como de costume, o Mercado do Rei encerra o período de escalação 1 minuto antes do início da partida.
Vale relembrar que, no intervalo de 1 ano, Fortaleza e Corinthians se enfrentaram 5 vezes, onde o Leão do Pici mostrou superioridade e assume as melhores estatísticas. A última vitória do Timão, por exemplo, foi em maio de 2022.
Encontros recentes e números de Fortaleza e Corinthians
O equilíbrio anda junto com os 5 últimos encontros de Fortaleza e Corinthians, que empataram 2 jogos. Pelo lado de cada time, no entanto, o Leão do Pici tem a dianteira, já que venceu as 2 partidas dentro de casa. Nesse meio tempo, o Corinthians venceu apenas 1 jogo, ainda em 2022, pelo Campeonato Brasileiro no Rei do Pitaco.
Nossa análise, todavia, precisa se aprofundar no retrospecto individual das equipes, assim, entendendo como os times jogam dentro e fora de casa.
No caso do Fortaleza, por exemplo, nas 10 partidas mais recentes na Arena Castelão, o time teve 6 vitórias. Apenas 2 empates e, enfim, 2 derrotas. O Leão do Pici, durante sua campanha na Sul-Americana, sofreu apenas 1 revés, ainda na fase de grupos.
O Corinthians não teve um caminho tão tranquilo. Após se classificar via 3º lugar na Libertadores, chegou às eliminatórias da Sula e teve em sua casa as melhores atuações. Vale ressaltar suas 10 partidas mais recentes longe de casa: Apenas 2 vitórias, seguidas por 4 empates e, enfim, 4 derrotas.
Foto: Mateus Lotif/EC Fortaleza
Sul-Americana no Rei do Pitaco e dicas
Apesar do ótimo retrospecto dentro de casa, o Fortaleza tem o costume de sofrer gols, mesmo em casa. Isso, portanto, joga contra a ideia de fechar a zaga. Devemos, então, buscar nomes que se destacam pelas atuações individuais, como é o caso do zagueiro Gil, mas assemelhando o favoritismo dos mandantes.
As dicas defensivas, enfim, englobam estes nomes na Copa Sul-Americana no Rei do Pitaco:
- João Ricardo (goleiro)
- Emanuel Brítez (zagueiro)
- Gil (zagueiro)
- Bruno Pacheco (lateral)
- Tinga (lateral)
O meio-campo segue a mesma estratégia, já que o grande destaque do Timão, Renato Augusto, deve ser titular. O camisa 8 é quem desequilibra os jogos e, sua visão e qualidade de passes, pode render pontos importantes. Destaques do Fortaleza nos últimos jogos, José Welison (vice-capitão) e Y. Pikachu são, da mesma forma, indicações.
Mais uma vez, lembre-se de que não existe banco de reservas nestas ligas do Rei do Pitaco. As escalações precisam ser exatas. No ataque, por fim, Lucero (capitão) e Guilherme são os nomes mais indicados. Yuri Alberto, autor do gol corinthiano da semifinal, é o último nome.
Mas fique ligado, pitaqueiro, já que o mercado fecha às 21h29.