Foto: Gilvan de Souza / CRF
Na noite dessa quarta-feira, o Flamengo confirmou a classificação para a decisão da Copa do Brasil diante do Grêmio e se tornou o time com mais finais no torneio nacional. No geral, ficou 3 a 0 no agregado para os comandados de Jorge Sampaoli.
O Rubro-negro carioca, inclusive, igualou o próprio Grêmio em se tratando de número de finais disputadas na Copa do Brasil, ambos com nove, uma a mais que o Cruzeiro. O detalhe é que o time mineiro segue (e seguirá) sendo o maior campeão da Copa do Brasil com seis taças conquistadas, os últimos foram em 2017 e 2018.
O Flamengo pode repetir o feito do Cruzeiro de 2017 e 2018 e conquistar a competição de forma consecutiva, já que é o atual campeão. Na última temporada, o Mengão bateu o Corinthians nos pênaltis e levantou a taça no Maracanã.
Em nove finais de Copa do Brasil, o Flamengo conquistou o título em quatro oportunidades: 1999, contra o Grêmio, 2006, contra o Vasco, 2013, contra o Athletico-PR, e 2022 diante do Corinthians. Já o Grêmio foi campeão cinco vezes.
Quem aparece logo atrás em número de títulos é o Palmeiras, com quatro, Corinthians, com três e Atlético-MG, com duas. Athletico-PR, Fluminense, Inter, Santos, Sport e Vasco conquistaram a Copa do Brasil uma vez cada.
Diante do São Paulo, portanto, o Flamengo pode se tornar o segundo maior campeão da Copa do Brasil, superando o Palmeiras e ficando ao lado do Grêmio com cinco taças, uma atrás do Cruzeiro.
Por outro lado, o Tricolor Paulista, que é tricampeão da Libertadores e do Mundial, vai em busca do título inédito em sua segunda final de Copa do Brasil, o único que ainda está faltando na sala de troféus do clube.